O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) precisa antes de tudo gerar significado no seu autor

29 de janeiro de 2024

A busca por significado é uma jornada tanto pessoal quanto profissional. Na carreira, almejamos por trabalho que ressoe com nossos valores e propósito. A palavra “SIGNIFICADO” encapsula nossas aspirações, motivações, enfim É AQUILO QUE NOS MOVE.

Encontrar significado no trabalho é sinônimo de alinhar o que fazemos com o que acreditamos. Quando nossas atividades profissionais refletem nossos valores internos, somos impulsionados por uma motivação intrínseca que potencializa o desempenho e a satisfação.

Profissionais que identificam um significado claro em suas carreiras tendem a investir mais em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Eles percebem a educação contínua e o aprimoramento das habilidades como um caminho para alcançar e expandir esse significado.

O significado muitas vezes está ligado à noção de contribuição. Sentir que nosso trabalho tem um impacto positivo confere um propósito mais amplo que transcende as metas individuais e abraça um bem coletivo.

O significado é uma bússola, pois nos orienta na carreira, ele nos motiva a perseguir metas autênticas. Investir tempo para refletir sobre o que significado significa para nós é um exercício valioso que pode revelar o coração do que realmente importa, especialmente quando estamos numa empresa com matriz de competências organizacionais definidas, afinal estas representam os comportamentos e atitudes definidos pela organização, portanto devem ser o FOCO do PDI, isto é inegociável, pois é a essencia do comportamento organizacional.

Chamada à Ação: no momento de preparar seu PDI, esteja atento para a melhor forma de preencher as seguintes etapas:

1) O QUE FAZER OU OBJETIVO: o relatório de aderência com a matriz de competências organizacionais é base para registrar seu objetivo nesta etapa. Iniciar sempre com verbo, pois ele significa AÇÃO e mostrará qual atitude deve ser tomada e ao final entre parênteses colocar qual competência organizacional estou trabalhando. Ex. Ser mais assertivo nas minhas ações (resultados).

2) JUSTIFICATIVA OU PORQUÊ FAZER:  A justificativa deve explicar o “porquê” por trás de cada objetivo. Ela fornece contexto e razão, detalhando a importância e o impacto esperado do desenvolvimento.

Exemplo: “Aprimorar as ações de impacto nos resultados, decidir ou recomendar decisões de forma segura e consistente e elevar percepção sobre minha forma de alcançar resultados”.

3) COMO OU AÇÕES PREVISTAS: aqui é usual ter entre 3 e 5 ações para cada objetivo, sempre direcionados com 70/20/10, portanto atenção com a linha de tempo, pois as ações podem contemplar iniciativas de início imediato (70) até de médio prazo (10).

No PDI estas 03 (três) etapas são aquelas onde o significado irá propiciar o SENTIDO para agir, a palavra sentido aqui sob 02 prismas:

  1. Ela me faz SENTIR o desejo de agir / fazer / mudar etc.
  2. Ela me propicia o SENTIDO DE DIREÇÃO a ser tomada para ter ação / atitude / realizar o que me proponho e devo fazer.

Isto significa dizer, nós humanos mudamos, quando 02 vetores, entram em ação:

a) emoção (sentir o desejo de fazer diferente)

B) razão (sentido de direção para realizar de forma assertiva algo diferente)

Enfim, ninguém muda por mudar, muda por necessidade, pois algo novo e melhor deve ser o resultado, caso contrário ficamos como estamos.

Compartilhe!
desenvolvido pordesenvolvido por Due Propaganda