Liderança de Alto Desempenho é para quem faz por merecer
1 de julho de 2024
Foi o tempo onde “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, no passado era possível ser líder com equipe de seguidores, mas hoje é necessário ter equipe de inspirados.
É imperativo estar atento ao estilo de liderança aplicado pelos gestores. Não existe a possibilidade de comprometer pessoas, sem método de gestão capaz de alcançar este objetivo. Liderar é um processo de execução, portanto é necessário a disciplina do líder.
Onde o básico é, por exemplo:
- Compreender seu pessoal: ter tempo (colocar as pessoas da sua equipe na agenda) para entender as potencialidades dos membros da sua equipe;
- Compreender a sua empresa: estar alinhado (aceitar e aplicar) a visão, missão, princípios e as estratégias e disseminando amplamente para sua equipe;
- Insistir no realismo: entender que seus resultados devem ser alcançados com aquilo tem disponível;
- Estabeleça metas e prioridades claras: crie significado (seja claro, objetivo e transparente) para que as pessoas possam compreender e sentir o propósito daquilo que precisa ser feito;
- Conclua o que foi planejado: avalie e priorize suas demandas com visão global e a percepção de contexto, mantendo o foco no contratado.
- Recompense quem faz e atue em quem não faz: ser justo é ter equilíbrio nas atitudes com seus liderados, recompensar e punir, conforme o caso
- Amplie as habilidades da equipe pela orientação: Descubra e aplique na sua equipe os princípios da andragogia e da analise transacional, e assim entender como inspirar as pessoas;
- Conheça a si próprio e se desenvolva: aceite feedback, reflita e tenha atitude sobre suas atitudes para ter comportamento adaptado e estar alinhado com a cultura organizacional.
Devemos mudar o olhar sobre os nossos líderes, até mesmo por serem eles os que melhor sabem justificar os motivos por não terem alcançados as metas estabelecidas.
Fique atento ao comportamento de proximidade, o qual, garante a empatia verdadeira capaz de gerar confiança entre superior e subordinado e garantir a atmosfera saudável, como isto a qualidade do trabalho em equipe e os resultados organizacionais.
Para ter proximidade é essencial ter a capacidade de estabelecer alianças, com abertura e transparência, estimulando vínculos para favorecer a atuação em equipes e o compartilhamento de estratégias e interesses. Estabelece a confiança entre as relações profissionais com as relações pessoais.