Tenho avaliado muito profissionais ao longo destes 30 anos de atuação de Recursos Humanos, mas especialmente nos último 12 anos desde o início da operação da CMC Consultoria, por ser esta uma empresa com foco na seleção de profissionais em nível de liderança e especialistas com formação de nível superior.
Tenho me feito alguns questionamentos sobre o assunto. Quais as razões ou motivos que contribuem para que alguns profissionais sejam os melhores no processo de seleção? Qual a participação do entrevistador neste resultado final? Tudo depende exclusivamente do entrevistado?
Nas observações feitas ao longo destes anos tenho acompanhado junto aos meus clientes o momento da decisão, observando cuidadosamente as causas principais que influenciam nas suas decisões para escolher determinado candidato entre os entrevistados e tenho a seguinte constatação:
Por outro lado os profissionais entrevistados normalmente deixam de aproveitar o momento da entrevista para mostrar de forma mais qualificada todas as suas qualidades. Deixam de fazer o mais importante para o momento, aquilo que realmente pode mostrar se ele é inteligente ou se apenas tem boa memória! Saber fazer perguntas de qualidade é o grande trunfo nas mãos dos candidatos, pois é fazendo perguntas que este irão ter melhores condições de responder de forma mais assertiva uma vez que desta forma eles poderão entender quais as necessidades dos entrevistadores e assim colocar suas experiências, conhecimentos e especialmente resultados obtidos naquilo que realmente interessa. A ansiedade faz com que o comportamento padrão dos entrevistados seja de responder e não de perguntar e assim muitos estão perdendo oportunidades importantes de melhorar seus desempenhos na hora da verdade.
Ambos devem melhorar, entrevistadores e entrevistados e tudo isto para ao fim e ao cabo de um processo decisório encontrarmos o melhor profissional sabendo que este na melhor das hipóteses terá 70% do perfil desejado e assim ainda necessitara de um tempo, entre 3 e 6 meses para estar alinhado com os objetivos e a cultura organizacional do novo empregador, para obter desempenho refletido na sua agilidade e qualidade de entregas e aceito pelo seu superior e clientes internos ou externos.
Vamos capacitar os entrevistadores, planejar melhor as etapas dos processos seletivos, desenvolver alianças com fornecedores qualificados e duradouros, pois a recrutar e selecionar os melhores é fundamental para a produtividade com ganhos importantes de tempo, e recursos para a organização. Ter rigor na escolha é fundamental para começar bem.
Lembrem os líderes são os responsáveis diretos pelos resultados das empresas, entre outros por dois fatores fundamentais, a saber: