A produtividade nos processos de seleção dos melhores profissionais

22 de julho de 2024

Tenho avaliado muito profissionais ao longo destes 30 anos de atuação de Recursos Humanos, mas especialmente nos último 12 anos  desde o início da operação da CMC Consultoria, por ser esta uma empresa com foco na seleção de profissionais em nível de liderança e especialistas com formação de nível superior.

Tenho me feito alguns questionamentos sobre o assunto. Quais as razões ou motivos que contribuem para que alguns profissionais sejam os melhores no processo de seleção? Qual a participação do entrevistador neste resultado final? Tudo depende exclusivamente do entrevistado?

Nas observações feitas ao longo destes anos tenho acompanhado junto aos meus clientes o momento da decisão, observando cuidadosamente as causas principais que influenciam nas suas decisões para escolher determinado candidato entre os entrevistados e tenho a seguinte constatação:

  • Precisão (rigor) na “acabativa” dos trabalhos executados, são normalmente profissionais onde fazer com exatidão, bem apresentado no conteúdo e forma, exigente com os detalhes do entorno e não apenas da tarefa ou projeto e constante para manter a imagem conquistada;
  • Profundidade demonstrada pelo domínio técnico daquilo que esta sendo feito, tem solida base tanto dos conceitos como da pratica  do que esta sendo feito o que lhe confere qualidade pessoal na hora de defender suas posições e reduzir objeções;
  • Seriedade as suas entregas respeitam prazos, condições estabelecidas, regras de conduta, atendem expectativas dos clientes internos ou externos em resumo possui credibilidade. 

Por outro lado os profissionais entrevistados normalmente deixam de aproveitar o momento da entrevista para mostrar de forma mais qualificada todas as suas qualidades. Deixam de fazer o mais importante para o momento, aquilo que realmente pode mostrar se ele é inteligente ou se apenas tem boa memória! Saber fazer perguntas de qualidade é o grande trunfo nas mãos dos candidatos, pois é fazendo perguntas que este irão ter melhores condições de responder de forma mais assertiva uma vez que desta forma eles poderão entender quais as necessidades dos entrevistadores e assim colocar suas experiências, conhecimentos e especialmente resultados obtidos naquilo que realmente interessa. A ansiedade faz com que o comportamento padrão dos entrevistados seja de responder e não de perguntar e assim muitos estão perdendo oportunidades importantes de melhorar seus desempenhos na hora da verdade.

Ambos devem melhorar, entrevistadores e entrevistados e tudo isto para ao fim e ao cabo de um processo decisório encontrarmos o melhor profissional sabendo que este na melhor das hipóteses terá 70% do perfil desejado e assim ainda necessitara de um  tempo, entre 3 e 6 meses para estar alinhado com os objetivos e a cultura organizacional do novo empregador, para obter desempenho refletido na sua agilidade e qualidade de entregas e aceito pelo seu superior e clientes internos ou externos.

Vamos capacitar os entrevistadores, planejar melhor as etapas dos processos seletivos, desenvolver alianças com fornecedores qualificados e duradouros, pois a recrutar e selecionar os melhores é fundamental para a produtividade com ganhos importantes de tempo, e recursos para a organização. Ter rigor na escolha é fundamental para começar bem.

Lembrem os líderes são os responsáveis diretos pelos resultados das empresas, entre outros por dois fatores fundamentais, a saber:

  • Ou eles contrataram errado;
  • Ou estão mantendo profissionais com desempenho indesejado.
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